No Ano de 1932 - CONSTRUÇÃO DA PONTE FERROVIÁRIA DE MOURATOS OU VIADUTO DE MOURATOS(PARA A CP) NA EX-FREGUESIA DE PEREIRAS-GARE
O Viaduto dos Mouratos fica localizado na Linha do Sul, aproximadamente ao PK 265.888, entre o apeadeiro de Pereiras-Gare e a estação de São Marcos da Serra.O Viaduto também faz a separação não oficial entre o Alentejo e o Algarve.
Aquando da abertura da Linha do Sul em 1889 existia inicialmente um viaduto metálico(cuja fotografia AMO-TE ODEMIRA já publicou), que, com o passar dos anos e a consequente evolução do material circulante, passou a apresentar restrições graves em relação ao peso permitido.
Em 1912 a Comissão de Verificação de Resistência de Pontes e Obras Metálicas chegou à conclusão que a ponte deveria ser substituída, tendo os trabalhos preparatórios sido iniciados ainda em 1912.A I Guerra Mundial veio provocar o adiamento dos trabalhos. Passaram-se sete anos e o problema continuou a manter-se, tendo-se efectuado apenas algumas pequenas obras para manter as condições mínimas de segurança.Foi por exemplo colocado um sistema em plena ponte que impedia que a água salgada, que escorria dos vagões que faziam o transporte do peixe, escorresse pela ponte, provocando uma mais rápida erosão.Em 1919 também teve pequenas reparações.Em 1920 foram proibidas da circulação das locomotivas das séries 300 e 400.
Em 1929 foi feito um projeto para a substituição da ponte existente, por uma ponte completamente nova e só em Junho de 1930 o projeto é definitivamente aprovado com a previsão de um custo de 1.744.622$00;A construção da nova ponte não iria interferir na circulação ferroviária.Apenas em Março de 1932 (20 anos depois dos primeiros problemas),dá-se o início dos trabalhos no terreno. Ao contrário da anterior, esta foi construída em pedra.As fundações dos pilares tiveram de ser escavadas até uma profundidade de cerca de quinze metros, já que, para além de não interferirem com a estrutura da ponte antiga, o terreno sobre o qual a obra se concretizava era composta por xistos brandos e argilas plásticas, para além de existir um pequeno curso de água, sujeito a que, em alturas de grande precipitação, criasse um maior caudal.
O viaduto é feito em alvenaria,tem 123 metros de comprimento, divididos em seis bonitos arcos.É a ponte ferroviária mais elevada do sul do país.Foi inaugurado em 1934.
Na demolição da ponte velha, os operários alertaram o engenheiro responsável pela obra, que a forma como iriam cortar a ponte, ela iria cair sem dar tempo das Pessoas se porem a salvo as Pessoas e haveria mortos; esse engenheiro continuou a afirmar e a mandar que continuassem o trabalho e que essa era a forma correta; os trabalhadores voltaram a alertar novamente que a demolição iria correr mal. Na demolição a ponte antiga desmoronou-se, tendo falecido vários operários e alguns ficaram estropiados. Face à altura da ponte e aao arvoredo em volta, vários trabalhadores ficaram pendurados nas árvores..
Ainda hoje se pode ver ao lado da ponte nova os pilares da da ponte antiga concluída em 1889.